Sebrae e Senar certificam empreendedores rurais das regiões da Baixada e Alto Turi maranhense

Em Nova Olinda, Sebrae e Senar certifica 24 empreendedores rurais que participaram do NCR

A capacitação contemplou trabalhadores de comunidades atendidas pela  regional do Sebrae em Santa Inês.

Cento e vinte empreendedores rurais de comunidades de cinco municípios  da área de atuação da regional do Sebrae em Santa Inês, foram  certificados pelo programa Negocio Certo Rural (NCR), metodologia  aplicada em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural  (Senar), que capacita o empreendedor do rural para gerenciar sua  propriedade.
Em Viana, a solenidade de certificação ocorreu no povoado Cacoal e  contou com a presença do prefeito municipal, Magrado Barros, do  secretario de agricultura do município, Sabino Neto, representantes do  Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Viana, técnicos da Agência  Estadual de Defesa Agropecuária do Maranhão (Aged)e da Agência  Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão  (Agerp),  além do superintendente estadual do Senar, Antônio Luís  Figueiredo.
O produtor rural, José de Ribamar Gomes, foi um dos que concluiu a  capacitação e resumiu o sentimento do grupo. “O curso abriu nossa  mente e estamos preparados para colocar em prática os ensinamentos,  foi surpreendente a mudança de pensamento do grupo, de imediato  entramos em ação. Somos 22 pessoas e já estamos com mais de 20 tanques  e até agosto vamos tirar o primeiro ciclo da piscicultura, fazendo a  coisa correta, graças ao conhecimento passado por Sebrae e Senar”,  comemorou.

Vinte e dois empreendedores rurais são certificados pelo NCR em Viana

Em Zé Doca, os beneficiados foram 27 associados da Associação dos  Trabalhadores Rurais da Vila Boa Esperança. Para o presidente da  entidade, Gilvan Teixeira, o curso chegou em boa hora.
“A comunidade está se preparando para inaugurar nos próximos meses uma   agroindústria e a maioria dos agricultores locais vai trabalhar  diretamente na beneficiadora de polpa de frutas. Então, nada melhor  que estarem capacitados para o trabalho”, disse Teixeira.

Em Zé Doca, o gerente regional do Sebrae em Santa Inês, Wamberg Amaral, reforça a importância das orientações repassadas durante o curso

Em Nova Olinda, o grupo de 24 trabalhadores rurais também foi  contemplado com a capacitação e comemorou a conquista.

De Governador Nunes Freire, foram certificados 21 trabalhadores rurais  do próprio município e outro grupo de 26 pessoas de Centro do Guilherme.
O coordenador do Senar, Antônio Luís Figueiredo, enfatizou que o  programa é um estimulo para os produtores rurais. “Capacitados eles  tem mais condições de administrar suas propriedades, ter renda e  melhorar a vida de suas famílias, o nosso desejo é que essas  comunidades sejam símbolos de produção e desenvolvimento, e o  conhecimento é fundamental em qualquer negócio”, enfatiza Figueiredo.
Para o gerente regional do Sebrae em Santa Inês,  Wamberg Amaral, a  parceria Sebrae e Senar, fortalece a economia local ao trazer as  informações que esses empreendedores precisam para administrar seus  negócios.” O Negócio Certo Rural é uma ferramenta técnico gerencial,  fortalece as cadeias produtivas e eleva a auto estima do produtor  rural. Estamos dispostos a viabilizar outras capacitação e soluções  viáveis para as comunidades do campo”, conclui Amaral.