Sebrae e parceiros capacitam empreendedores rurais de Viana e Matinha

Produtores de Viana conheceram novas técnicas de manuseio da mandioca

O curso de Mandiocultura apresentou aos produtores novas tecnologias que podem ser utilizadas na atividade, gerando maior rendimento com derivados da mandioca.

O Sebrae, por meio da unidade regional em Santa Inês, em parceria com a Agência Estadual de Pesquisa Agropecuária e de Extensão Rural do Maranhão (Agerp) e prefeituras de Viana e Matinha, levou recentemente a 35 produtores rurais dos povoados Sacaitaua (Viana) e Santa Isabel (Matinha), novas técnicas de plantio e aproveitamento da mandioca.

Turma formada em Matinha

“Nesse curso de mandiocultura, o Sebrae repassou a visão empreendedora, mostrando aos produtores como obter maior lucratividade a partir da produção de subprodutos da mandioca, como a farinha e derivados, fazendo com eles aprendessem a melhor maneira de comercializar esses produtos e gerenciar seu negócio”, explica a gestora de projetos do Sebrae em Santa Inês, Kelly Lopes, que acompanhou a ação.

Para José Orlando dos Santos, que é vereador em Matinha e produtor rural no povoado Santa Isabel, o curso foi muito proveitoso. “Esse treinamento é muito bem-vindo e a parceria da prefeitura com essas instituições serve de auxílio para nossa comunidade aprender a lidar com aquilo que produzem, que é a mandioca, para que possamos ter maior lucratividade e melhorar nossa realidade de vida, desenvolvendo nosso município”, destacou José Orlando.

O Sebrae tem trabalhado diversas ações nos municípios de Viana e Matinha, dentre elas capacitações ligada ao projeto de Piscicultura, além de atender demandas pontuais conforme necessidade dos empreendedores locais, a exemplo do curso de mandiocultura.