Prefeitura de Bom Jardim adere ao Programa de Aquisição de Alimentos

A Prefeitura de Bom Jardim aderiu junto ao Governo do Estado ao Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). A partir de agora, produtores locais poderão fornecer suas produções ao governo, o que beneficiará tanto a agricultura, como projetos sociais no município.

O programa tem como objetivo gerar emprego e renda ao agricultor familiar, assegurando-lhe a comercialização de sua produção de forma sustentável, efetivando a doação dos alimentos adquiridos a entidades que prestam assistência social a pessoas em estado de insegurança alimentar e nutricional. Em Bom Jardim, os alimentos poderão ser doados para entidades como CRAS, Projeto Vida, Projeto Bom Samaritano e Raimundo Marçal.

A aplicação do recurso foi fruto de um esforço do prefeito municipal, Francisco Araújo, que teve a ajuda na articulação da vereadora Cristiane Varão.

O secretário municipal de Agricultura, Elber Oliveira, explica que ao todo 30 produtores de Bom Jardim serão beneficiados diretamente pelo programa. “Isso gera mais renda aos nossos agricultores que poderão comercializar seus produtos com o ente público, trazendo assim mais oportunidades”, afirmou.

Desde 2014 o município de Bom Jardim estava fora do programa por não ter atendido aos prazos exigidos pelo Governo do Estado.

Com a implantação do PAA em Bom Jardim, os agricultores que produzem alimentos através da agricultura familiar e já estão cadastrados no Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) poderão fornecer alimentos dentro do limite financeiro estabelecido pelo programa, que é de 20 mil reais por ano para produtores individuais. Alimentos como batata, inhame, macaxeira, bolos e doces poderão ser comercializados pelos produtores dentro do PAA Estadual e serão destinados às entidades.

Fonte: bomjardim.ma.gov.br