Povoados retornam de vez para Santa Inês

Reunião desta segunda-feira contou com a presença da deputada Luana Costa, Ribamar Alves e do diretor Josiel Ribeiro demais membros da equipe do Imesc

Imesc reafirma devolução de povoados e população de Santa Inês sobe para 88 mil

Depois de uma árdua batalha travada pelo ex-prefeito Ribamar Alves e a agora deputada federal Luana Costa, eis que finalmente o município de Santa Inês conquista, de fato e de direito, os povoados que foram alvo de litígio por parte do município de Altamira do Maranhão.

Embora tenha sido assinado um termo de acordo em que Altamira do Maranhão estaria ‘devolvendo’ os povoados Três Satubas, Barro Branco, São João dos Crentes, Bom Jesus, Ladeira do Gato, Bom Futuro, Boa Vistinha e Santa Cruz aos limites do município de Santa Inês, a confirmação pode ser comprovada nesta segunda-feira (02/10), quando a deputada federal Luana Costa e o ex-prefeito Ribamar Alves estiveram na sede do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc).

Durante encontro com diretor do Imesc, Josiel Ribeiro Ferreira, a parlamentar e o ex-prefeito foram informados de que o Instituto confirmou oficialmente o acordo junto ao IBGE, que atualizou as informações sobre a população do município de Santa Inês. “Uma prova da nossa vitória é que o novo censo do IBGE já aponta o município de Santa Inês com uma população de 88.013 Habitantes, o que o torna a 11ª cidade mais populosa do Maranhão. Essa conquista significa mais um legado para a nossa querida Santa Inês”, disse o ex-prefeito Ribamar Alves.

De acordo com a deputada Luana Costa, o próximo passo a ser tomado é o envio de ofício ao Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA), para que o mesmo seja informado sobre a concretização do acordo entre os municípios e determine a transferência do domicílio eleitoral dos moradores desses povoados.

Vale lembrar que com o empenho do então prefeito Ribamar Alves, povoados que pertenciam, geograficamente, aos municípios de Vitorino Freire e Bela Vista do Maranhão passaram pelo mesmo problema, que foi solucionado e hoje fazem parte do município de Santa Inês.

Luana Costa e Josiel Ribeiro