Deputada Luana Costa quer prioridade na instalação do SAMU em Santa Inês

Deputada Luana Costa luta pela instalação do SAMU no Vale do Pindaré

Entendendo que a saúde deve ser priorizada em qualquer instância, a deputada federal Luana Costa vem trabalhando com atenção especial a essa causa, destinando emendas para melhorias, ampliação e aparelhamento de unidades básicas de saúde nos municípios maranhenses e mais recentemente defendendo a bandeira da implantação de unidade de tratamento do câncer para o município de Santa Inês e região, através de parceria com o hospital Aldenora Bello, referência nesse tipo de tratamento no Estado do Maranhão.

Outra bandeira de luta defendida pela parlamentar é a instalação de uma unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) no município de Santa Inês, que também visa atender à região Vale do Pindaré.

Para tanto, Luana Costa protocolou, na última terça-feira (31/10), a indicação de número 4085/2017, em que sugere ao Ministério da Saúde a implantação do SAMU em Santa Inês. A deputada justifica que “…o atendimento às urgências e emergências evita muitos casos de morte”.

Este serviço, diz o documento, vem crescendo gradativamente no Brasil, porém Santa Inês, com uma demanda de serviços de saúde em torno de 200 mil atendimentos, ainda não está atendida pelo mesmo, apesar de existir uma grande população da região demandando esta modalidade de atendimento.

“Entendo que a instalação do SAMU é indispensável, pois Santa Inês é um dos maiores municípios do Maranhão, com mais de 80 mil habitantes, que são atendidos por apenas um hospital público. Considerando o entorno, são quase 200 mil habitantes que dependem dessa estrutura para cuidar de sua saúde. Santa Inês é uma cidade cortada por duas BRs e uma ferrovia, com milhares de pessoas morando ou transitando pela região, sem acesso a um atendimento adequado de urgência, caso seja necessário. O atendimento rápido e eficaz do SAMU pode ser a diferença entre a vida e a morte para muitos brasileiros e brasileiras”, destaca a deputada Luana Costa.

 

A indicação da parlamentar pode ser acompanhada através do link http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2159860