Deputada Luana Costa participa de sessão em homenagem os 35 anos da UEMA

Deputada Luana Costa

A deputada federal Luana Costa (PSB-MA) foi uma das oradoras da sessão solene realizada, na manhã desta terça-feira (19/09), no plenário da Câmara dos Deputados, em homenagem aos 35 Anos de Fundação da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA).

O evento comemorativo contou com a presença de representantes do Governo do Estado do Maranhão; do Reitor da UEMA, Gustavo Pereira Costa e do universitário Moisés do Carmo Conceição, representando os alunos da Universidade Estadual do Maranhão.

Em sua fala, a parlamentar cumprimentou a mesa, os homenageados e demais deputados e enalteceu o trabalho realizado pela UEMA em prol da educação do Estado do Maranhão. “Estou aqui para falar como ex-aluna da UEMA, essa universidade que me deu a oportunidade de ali fazer o curso de Administração de Empresas. Tenho o prazer de dizer que é uma universidade onde nós nos sentimos em casa”, disse a deputada.

Luana Costa destacou, ainda, os números da UEMA para 2016. “São 121 cursos, quase 4 mil vagas oferecidas em vestibular, atraindo mais de 42 mil candidatos. Ano passado, mais de 14 mil alunos estavam matriculados nos diversos cursos de graduação, e mais de 500 nos de pós-graduação. Não podemos, ainda, deixar de mencionar os cursos técnicos, lá oferecidos, que já formaram mais de 1.500 alunos e deverão formar mais de 3 mil nos próximos anos”, enfatizou Luana.

A deputada disse que a UEMA possui 25 campi universitários distribuídos em 20 municípios do Maranhão, nos quais de estabelecem os vários departamentos ou centros de estudo superior; são cinco núcleos diversos, que abrangem um conjunto de ciências agrárias, de estudos sociais aplicados, de educação, de ciências naturais e de ciências exatas.

Ela citou que além dos cursos presenciais, a instituição implantou cursos online e o ensino de idiomas à distância, que vêm aumentando as possibilidades de abrangência da atividade universitária, no compasso das novas tecnologias de comunicação.

Falou da implantação da UEMASUL, que abrange os municípios da Região Tocantina do Maranhão. “que representou não apenas a expansão física da universidade, mas também a realização de seu propósito maior de democratizar o acesso ao saber e as oportunidades de profissionalização para o povo do Maranhão”.

A parlamentar ressaltou que a UEMA é considerada uma das maiores conquistas do Estado na área de Educação, “pois a UEMA é responsável pela formação de centenas de profissionais realmente capacitados, que logo ingressam no mercado de trabalho e assim contribuem com o desenvolvimento do Estado e do País”, disse Luana Costa.