Deputada Luana Costa participa de seminário nacional realizado pela Contag

A deputada federal Luana Costa (PSB-MA) participou, na manhã desta quinta-feira (21), do Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar, promovido pela Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag) desde a última segunda-feira (18), em Brasília. O evento conta com representações de federações de trabalhadores da agricultura e sindicatos de trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o País.

Como uma dos integrantes da Comissão de Agricultura, Pecuária e Abastecimento da Câmara Federal e da Frente Parlamentar da Agricultura Familiar, a deputada maranhense foi uma das convidadas a participar no seminário, que na oportunidade convocou a classe política para tratar do orçamento das políticas públicas para o setor.

Ao usar da palavra durante o seminário, a parlamentar ressaltou suas lutas em prol da agricultura familiar do Estado do Maranhão, onde está sempre presente nas lutas das categorias que tratam das atividades e reivindicações para as famílias de trabalhadores e produtores rurais. Destacou, ainda, o seu posicionamento na votação da Reforma Trabalhista, quando foi contrária por não concordar com parte das mudanças propostas pelo Governo Federal.

Sobre a Reforma da Previdência, que também está inserida na programação do seminário, a deputada Luana Costa ressalta que seu posicionamento também é contrário, por entender que alguns pontos desvalorizam, principalmente, os trabalhadores e trabalhadoras do campo.

PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO

O Seminário Nacional tem como um de seus principais objetivos debater e aprovar a Resolução sobre Conceito de Agricultura Familiar para Representação pelo Sistema Confederativo Contag. Serão colocadas em votação outras resoluções: Fundo de Amparo Social, Paridade e Cota Mínima de Mulheres, e Cota Mínima de Juventude.

A programação também contou com uma análise de conjuntura com as centrais sindicais CUT e CTB; assinatura de parceria institucional entre a Contag e o IBGE de caracterização da agricultura familiar; debate sobre o orçamento das políticas públicas para a Agricultura Familiar; Reforma Política; entre outros temas de interesse dos agricultores e agricultoras familiares.

O Seminário Nacional sobre Desenvolvimento da Agricultura Familiar encerra o ciclo dos cinco Seminários Regionais realizados nos últimos meses e reúne, em Brasília, mais de 300 pessoas, entre dirigentes da Contag, das Federações, Sindicatos, das Coordenações Regionais e da Contar, nos dias 18 a 21 de setembro.

 

Com informações: Assessoria de Comunicação/Contag