Audiência pública do Mandato Participativo realizado pela deputada Luana Costa movimenta Santa Inês e região

Essa foi a primeira audiência do Mandato Participativo promovida pela deputada Luana Costa e superou todas as expectativas

Há menos de um ano na Câmara Federal, a deputada Luana Maria da Silva Costa (Luana Costa) desponta na política maranhense e principalmente em Santa Inês e região como o nome de maior destaque positivo como integrante da bancada maranhense em Brasília. Luana Costa assumiu em dezembro do ano passado e de lá para cá vem revolucionando a forma de fazer política. Como ela mesma diz, fazendo a política do bem e tendo como único objetivo trabalhar pelo bem comum da população mais carente e das classes menos favorecidas.

Nessa forma inovadora de fazer política, a deputada Luana Costa comandou neste sábado (14/10) a realização de uma audiência pública denominada de “Encontro do Mandato Participativo”. “Foi a forma de estar ainda mais junto com o povo, sentindo as necessidades da população e destinando os recursos de nossas emendas parlamentares para investimentos que beneficiem diretamente esse povo carente. Vamos fazer nossa parte e destinar as verbas para que os prefeitos tenham apoio para fazer algo nos municípios, que é onde está o trabalhador e a trabalhadora que precisam dessas ações”, destaca a deputada.

Além da anfitriã deputada Luana Costa, o encontro contou com a presença do ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves; do diretor do Hospital Aldenora Bello, Rui Freitas; do engenheiro da Codevasf, Adenilson Oliveira; do diretor do Instituto Maranhense de Estudos Cartográficos, Josiel Ribeiro, do professor Anderson Araújo, representando o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA); do prefeito de Pindaré, Henrique Salgado; do prefeito de Conceição do Lagoaçu, Alexandre Lavepel, da vereadora Natália Duda, de Bacabal e do presidente da Câmara dos Vereadores de Bacabal, vereador Edvan Brandão, do ex-vereador de Santa Inês, Batista de Biné, entre outras autoridades locais e regionais.

De acordo com a parlamentar, a realização da audiência pública teve como objetivo ouvir as sugestões dos convidados sobre para quais setores destinar as verbas de emendas. Foram elencadas solicitações de ambulâncias; veículo para o Tratamento Fora do Domicílio (TFD); implantação da unidade do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência; clínica para internação de dependentes químicos; equipamentos para laboratório de informática para o IFMA; destinação de recursos para estrada e revitalização do Lago do Remanso.

Foram solicitados ainda pela comunidade a destinação de recursos para construção de um poço comunitário para o povoado São Raimundo, em Pindaré; apoio para a implantação de associação para deficientes auditivos; apoio à implantação de clubes de mães para os bairros Canaã, Santo Antonio e Vila Adelaide Cabral; apoio a ampliação de recursos para o PAA; apoio à implantação de unidade abatimento de frangos em Santa Inês; unidade de beneficiamento de pescado; laboratório para estudos do solo na região e a recuperação da fábrica de confecções de Santa Inês. Solicitação do Centro de Estudos superiores de Santa Inês (Cessin), que requer recursos para equipar o laboratório de enfermagem.

Outros pontos apresentados foi a tratativa sobre a destinação do terreno que terá sua doação efetivada pelo IFMA para que a Fundação Antonio Dino – mantenedora do Hospital do Câncer Aldenora Bello – dê início ao projeto de edificação de uma unidade em Santa Inês. Na oportunidade, o diretor do Hospital Aldenora Bello, Rui Freitas, se fez presente e visitou a área que a deputada Luana Costa e o ex-prefeito de Santa Inês, Ribamar Alves, solicitaram ao IFMA para que seja construído do hospital do câncer no município.

Este terreno está previsto para ser doado para a construção do hospital do câncer em Santa Inês

A audiência pública contou também com a presença do engenheiro da Codevasf, Adenilson Oliveira, que apresentou um relatório das ações da companhia no Maranhão, inclusive com várias ações realizadas em parceria com a deputada Luana Costa e Ribamar Alves, quando este era prefeito de Santa Inês. Entre elas, a doação de máquinas para a construção de açudes, que beneficiaram a agricultura familiar na zona rural.

Também presente à audiência, o diretor de Estudos Ambientais e Cartográficos do Imesc, Josiel Ribeiro, reafirmou a devolução dos povoados Três Satubas, Barro Branco, São João dos Crentes, Bom Jesus, Ladeira do Gato, Bom Futuro, Boa Vistinha e Santa Cruz aos limites do município de Santa Inês. Em breve, a deputada e sua equipe estarão visitando os povoados e apresentando os documentos que garantem o retorno aos limites de Santa Inês.

O QUE DIZEM OS PARTICIPANTES

Alexandre Lavepel, prefeito da cidade de Conceição do Lago-Açu, destacou a realização da audiência. “Esse evento só vem a colaborar com o trabalho que a deputada Luana está fazendo no médio Mearim. É muito importante essa consideração que ela tem pelo povo de estar junto, participando e colocando seu mandato à disposição do povo maranhense. E mais importante ainda é o trabalho que ela vem fazendo na Câmara dos Deputados em Brasília e dando exemplo de mulher guerreira. Exemplo maior foi ela votar a favor do povo. Isso prova que ela está preocupada com o nosso País e em especial com o Maranhão e isso só vem a fortalecer o mandato dela. Quero parabenizar a deputada pelo aniversário dela e destacar que ela veio comemorar junto com povo”, disse o prefeito Alexandre.

Presente ao evento, o militante e líder político de Santa Luzia, José Reis, enfatizou a forma da deputada atuar. “O que estou presenciando hoje aqui é uma coisa nova, porque muitos políticos depois de eleitos esquecem o povo e a deputada Luana, além de ser uma parlamentar muito atuante, está fazendo esta participação do povo no seu mandato. Com o povo opinando sobre o que ela deve trazer para a região. É assim que todos os políticos deveriam fazer. Estou muito orgulhoso de ter votado nela. Muito satisfeito com a atuação dela e acredito que só quem tem a ganhar é o povo”, disse José Reis.